Turismo Canavieiras


Canavieiras 
Bahia

Em 1746 a história econômica de toda a região sul da Bahia começou a ser mudada em Canavieiras, quando Antônio Dias Ribeiro plantou as primeiras sementes de cacau nas margens do rio Pardo, na Fazenda Cubículo. Com as diversas crises seguidas da cultura cacaueira, tendo como ápice destas a "Vassoura-de-bruxa", passou a dar maior atenção ao turismo, em especial a partir da década de 1980.


Conhecida também pela pescaria de marlim azul, uma nobre pescaria esportiva conhecida no mundo inteiro. Também um dos pontos mais conhecidos para pescaria esportiva de robalo. Canavieiras tem como principal comida típica a "cabeça de robalo", que curiosamente nada tem a ver com este peixe.


Capital baiana do caranguejo, a pacata Canavieiras, a 120 quilômetros de Ilhéus, guarda muitas surpresas. Além dos crustáceos, servidos em larga escala nas barracas de praia graças aos mangues que cortam a região, a cidade ostenta também o título de point da pesca oceânica. A atividade é praticada durante o verão em um banco de corais a 24 milhas da costa. O local é considerado um dos melhores do mundo para fisgar o marlim-azul e outros peixões que chegam a pesar uma tonelada.


Caso a pesca não se encaixe no seu hobby ou no seu orçamento, aproveite os bucólicos passeios de barco pelos manguezais e comunidades ribeirinhas da região, como Barra Velha e Belmonte. 

Ou então, atravesse a ponte rumo à ilha de Atalaia, onde está a única praia badalada da região - a praia da Costa, repleta de bares, coqueiros, areia fina e rios de água doce. 










No continente, o principal atrativo é o Sítio Histórico, um preservado conjunto arquitetônico com casario dos séculos 19 e 20 que remete aos tempos áureos do Ciclo do Cacau

Restaurados para as gravações da novela global Porto dos Milagres, os sobrados abrigam espaços culturais e restaurantes que servem moquecas caprichadas nas mesinhas espalhadas pela calçada. Para começar os trabalhos, peça um caranguejo!








Caracterização do Município

CEP: 45860-000 DDD: 73 Voltagem: 110V Distância da Capital: 559 km Rodovias de acesso: BA 001 e BA 274Temperatura média: 25.0 °C.
Estação Rodoviária: Av. Assis Gonçalves Aeroporto: Sócrates Rezende Porto: Av. Felinto Melo Correios: Pç. 15 de Novembro Agências Bancarias: Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal  Biblioteca Publica Municipal: Funcionamento: Segunda a Sexta feira, das 07:30 às 21:00h. Acervo: 9.822 Volumes.
Estádio Municipal Pedro Menezes: Capacidade: 1.000 Pessoas Ginásio de Esportes de Canavieiras: (G.E.C.A.) Capacidade: 700 Pessoas Quadra Poliesportiva: Capacidade: 100 Pessoas (C.E.O.B.). Centro Esportivo Julia Thompson: Capacidade: 400 Pessoas.

O município possui uma economia basicamente agropecuária, pesca, carcinicultura e de turismo. Tendo um dos grandes rebanhos bovinos da Bahia. Rebanho: Bovinos - efetivo dos rebanhos - 100.940 cabeças:Suínos - efetivo dos rebanhos - 5.390 cabeças: Galos, frangas, frangos e pintos - efetivo dos rebanhos -12.200 cabeças: Galinhas - efetivo dos rebanhos-4.490 cabeças Vacas ordenhadas - quantidade - 12.000 cabeças Leite de vaca - produção - quantidade - 10.680 Mil litros Além de possuir uma fábrica de Leite Dahler.
Na agricultura destaca-se a produção de cacau ,coco ,mamão e banana. Coco-da-baía - Quantidade produzida - 22.500 Mil frutos Cacau (em amêndoa) - Quantidade produzida - 1.245 toneladas Mamão - Quantidade produzida - 450 toneladas

Nenhum comentário:

Postar um comentário